Transplantes de córneas

Comprovado por pesquisadores, a criação de córneas artificiais para transplantes

22/10/2012 | por | em Bem Estar, Saúde | 357 visualizações
transplante_cornea

O transplante de córneas já é uma realidade após testes comprovando o sucesso da cirurgia. Como achar córnea natural para utilizar nas cirurgias era bastante complicado, a equipe do Dr. Joachim Storsberg, do Instituto de Polímeros Aplicados em Potsdam, na Alemanha estavam trabalhando desde 2007 para criar uma córnea artificial de plástico.

O pesquisador informou que estavam desenvolvendo dois tipos de córneas artificiais, que será utilizada como alternativa para as córneas de um doador onde o organismo do paciente não tolerou o transplante, e o segundo considerado mais genérico, que será substituído de vez às córneas de doadores em todos os transplantes.

Os protótipos já estão prontos, e são feitas de polímeros, o que deixa a absorção de água mais eficiente e garantindo uma melhor firmeza, uma segunda camada de revestimento foi feita para garantir a fixação no olho.

Além disso, para garantir a ancoragem perfeita, na borda da córnea, foram colocadas algumas alterações químicas para induzir o crescimento local das células.

Porém, ainda não foram testados em seres humanos, todos os testes foram realizados em coelhos, mas o pesquisador garante o sucesso do procedimento já que conseguiram atestar a biocompatibilidade dos materiais usados.

Veja Também:
Deixe seu comentário sobre esta matéria. Participe!




Copyright © 2014 - Politica de Privacidade