Escoliose, Escoliose Lombar – Tratamentos

Veja o que é escoliose, escoliose lombar, e como tratar.

18/11/2012 | por | em Bem Estar, Saúde | 3,699 visualizações
escoliose


O que é escoliose?

A palavra Escoliose é de origem grega e tem o significado sinuoso. Em termos médicos, trata=se de uma deformidade na coluna, deixando-a em forma de “S” ou “C”. Há ainda outros desvios que podem estar associados à escoliose.

A escoliose pode ser causada por diversas doenças e podem ser não estruturais, estruturais ou permanentes.

- Escolioses não estruturais causadas por problemas psicológicos ou posturais, irritação de raiz nervosa discrepância no comprimento dos membros, cicatrizes ou contraturas musculares.

- Escolioses estruturais Causadas por doenças que atingem a coluna e as estruturas ligadas à ela, produzindo outros grupos de doenças idiopáticas, congênitas e neuromusculares.

Escoliose Lombar

A escoliose lombar é um desvio na coluna causado por um membro inferior ser menor que o outro. As principais causas futuras desse caso de escoliose é a Hérnia de Disco Lombar pois o núcleo pulposo que está nos discos invertebrais (a esponja óssea que tem entre as vértebras para reduzir o atrito) se desloca para as raízes nervosas do plexo lombossacral que inerva todo membro inferior e gerando dor nas pernas.

Escoliose Tratamento

Para o tratamento da escoliose (dependendo do grau de inclinação), pode ser corrigida com o uso do Colete de Milwaukee, que precisa ser usado 23 horas por dia e seu efeito é após certo tempo de uso é nítido, variando de caso para caso.

De acordo com a especialista em ortopedia consultada por nossa equipe, o uso dos coletes de Milwakee e de Boston está caindo em desuso e indica tratamentos mais eficazes como RPG – Reeducação postural Global ou a prática de Pilates, que fortalece os músculos.
A Universidade Federal de Uberlândia disponibiliza tratamento gratuito para mulheres com idade entre 10 e 18 anos e que sofrem com escoliose. O coordenador Frederico Tadeu Deloroso, encabeça o projeto. Maiores informações pelo telefone (34)9236-6013.

Médico especialista em coluna

Para um melhor diagnóstico de escoliose, o mais indicado é procurar o médico especializado em coluna, o ortopedista. Ele solicitará exames como raio X e exame de sangue, pois em casos mais severos será necessário fazer cirurgia corretiva da coluna (imagem em destaque)

Veja Também:
Deixe seu comentário sobre esta matéria. Participe!




Copyright © 2014 - Politica de Privacidade