Guarda roupa – Como organizar

Entenda como organizar o guarda roupa em 5 passos

06/05/2013 | por | em Dicas, Variedades, XDestaques | 1,438 visualizações
Guarda roupa organizado

Saber como organizar o guarda roupa também é uma questão de economia. A desorganização do guarda-roupa pode causar mais do que simples atrasos na hora de vestir-se: roupas e acessórios podem estragar, amarelar ou ser esquecidas em meio a desordem.

Separar o necessário do desnecessário ajuda a evitar compras por compulsão e, até mesmo, a criar um estilo próprio na hora de vestir-se.

Como organizar guarda roupa pequeno ou com pouco espaço

Organizar guarda roupa com pouco espaçoNão se engane achando que seu guarda roupa é pequeno demais: há sempre uma maneira eficiente de organizar e inúmeros acessórios de organização que auxiliam muito na hora de criar espaço para tudo que é necessário.

Para espaços pequenos, a tarefa da organização para guarda roupas pequenos pode ser mais desafiadora, mas não impossível.

Nesse caso, o segredo está em otimizar o espaço disponível, e criar mais espaço através da utilização dos inúmeros acessórios de organização disponíveis no mercado.
 

Como organizar o guarda roupa em 5 passos

Como organizar o guarda-roupa

Passo 1: Retire tudo do guarda-roupas

Comece retirando tudo de seu armário. Se o acúmulo for grande, você poderá precisar de mais dias para concluir a arrumação, então programe-se para usar um outro cômodo da casa, por exemplo, para servir de apoio na hora de separar e classificar as peças que depois serão rearranjadas no guarda-roupa.

Tire todas as roupas do guarda roupa
A organização pode ser feita em etapas, desde que se tenha paciência e persistência. Em apenas 15 minutos diários, você consegue fazer mais coisas do que imagina.

Passo 2: Limpe o guarda roupas

Como limpar o armário
Limpe o guarda-roupas com um pano macio embebido em solução de partes iguais de água e vinagre. Deixe as portas abertas por alguns minutos para secar e arejar.

Passo 3: Decida o que vai ficar no guarda-roupa

Agora, classifique todas as peças em apenas quatro categorias:

- As que serão doadas

- As que serão jogadas fora

- As que precisam de consertos

- As que estão ok.
Classifique itens do guarda roupa
Nessa fase é preciso saber livrar-se dos excessos. Não há porque guardar:

- aquilo que não tem sido utilizado há mais de um ano

- aquilo que nunca foi usado

- aquilo que está velho demais para ser usado

Aqueles que têm o hábito de acumular podem sentir-se desconfortáveis com a tarefa de “cortar” os excessos do armário, mas depois que a tarefa for concluída, a sensação de leveza traz benefícios tão positivos que ficará mais fácil criar o hábito de livrar-se de alguns itens sazonalmente.

Passo 4: Comprar ou não comprar organizadores para guarda roupas?

Comprar ou não comprar organizadores de guarda roupa

Agora que você já sabe o que vai ficar em seu guarda-roupa, é possível planejar a organização do seu espaço. Será preciso adquirir acessórios extras de organização (cabides, caixas, divisórias pra gavetas)? O mercado oferece inúmeros objetos que podem ser extremamente úteis para dividir seu guarda roupa e otimizar seu espaço.

Para tomar essa decisão, siga as dicas a seguir:

  1. Não use sacos plásticos para guardar suas roupas. Essa prática favorece o aparecimento de mofo, bolores, ácaros e traças. Prefira sacos de não-tecido ou caixas que possuam aberturas e permitam a circulação de ar em seu interior.
  2. Padronize os seus cabides pendurando todos na mesma orientação e prefira os de plástico que tenham a superfície bem lisa, por serem mais leves e não estragarem as roupas. Mas os cabides podem ter tamanhos e funções diferentes dependendo de cada peça, então não é preciso que os cabides sejam todos iguais. Atente apenas para que não deformem a estrutura da roupa se estiverem estreitos ou largos demais.
  3. Na hora guardar acessórios, existem diversos tipos de organizadores que são muito úteis. Porém, lembre-se que acessórios e itens de couro e lã também precisam “respirar” porque são feitos de matéria-prima orgânica.

Passo 5: Pendurar, dobrar ou enrolar as roupas?

Mulheres segurando roupas

Faz mais sentido classificar por cores as roupas masculinas, porque as peças são, em geral, mais padronizadas. No caso do guarda roupa feminino, como as peças costumam ser muito distintas entre si, a maneira mais clássica de separação é por tipo de peças:

  • Blusinhas
  • Blusas de manga longa
  • Camisas
  • Camisetes
  • Vestidos
  • Saias
  • Shorts
  • Calças sociais
  • Calças jeans
  • Casacos

Esse tipo de classificação, torna mais fácil fazer combinações entre peças. Alguns casacos de meia-estação podem ser mantidos durante todo o ano em cabides.

De qualquer maneira, é importante reservar um espaço no guarda roupa para guardar apenas as roupas de inverno, que devem ser guardadas no fim da estação apenas depois de limpas.

Peças de lã e tricô deformam-se ao serem penduradas em cabides, portando, prefira dobrá-las. Uma dica é classificar como parte de uma seção única do guarda-roupa tudo que for de lã, incluindo gorros e luvas. Assim você sabe onde precisa recorrer quando o frio chegar e pedir uma peça mais quentinha.

Cabides guarda roupa

Se a roupa não fica marcada ao ser dobrada, não é preciso pendurá-la em cabides. Aproveite gavetas ou espaço sob as roupas no cabideiro para deixar roupas dobradas.

Nem sempre enrolar a peça é uma solução para ganhar espaço. No caso das meias, experimente guardá-las em sua forma original na gaveta desde que os pares fiquem sempre juntos. Porém, para roupas de cama, mesa e banho, fazer “rolinhos” depois de dobrá-las, facilita a manipulação dessas peças que estão sempre sendo trocadas.

Como organizar guarda roupa feminino com peças clássicas

Como organizar o guarda roupa

Se você sentiu vontade de doar ou jogar muita coisa fora, pode que tenha adquirido muitas peças “ditadas” pela moda já que essas, em geral, têm prazo de validade curto.

O ideal é investir na qualidade de roupas e acessórios que permitam maior versatilidade tanto no uso, quanto na combinação.

Essas são aquelas roupas que nunca caem de moda: camisas e camisetes brancas ou claras, calças sociais pretas ou caquis, calças jeans, vestidos bem cortados e lisos. Normalmente, esse é o tipo de peça que permite reforma sem prejuízo do visual.

Assista ao vídeo a seguir para entender melhor as dicas de como organizar seu guarda roupa:

Veja Também:
Deixe seu comentário sobre esta matéria. Participe!




Copyright © 2014 - Politica de Privacidade