Cidades Planejadas – Fotos aéreas

Veja as fotos de cidades planejadas pelo mundo.

30/11/2012 | por | em Geral, Notícias, XDestaques | 1,583 visualizações
washington-vista-aerea

Ao contrário da maioria das cidades que tem um crescimento incontrolável e desordenado, as cidades planejadas foram pré concebidas, por isso a maioria delas tem um formato bem específico, projetado especificamente para cada particularidade, seja tráfego, valorizar a área verde ou unicamente estética.

Confira algumas das mais bonitas fotos de cidades planejadas espalhadas pelo mundo.

Brasília

Baseada claramente em um desenho de um avião, em Brasília até os setores do “Plano piloto” são divididos de acordo com o desenho. São eles: Asa Norte e Asa Sul.
A cidade foi construída em um período muito curto. Em 41 meses a capital do país estava pronta. Hoje abriga mais de 4 milhões de pessoas, sendo uma das maiores cidades do mundo.

Camberra, Austrália.

Projetada por Walter Burley Griffin, Camberra originalmente surgiu para ser a maior cidade da Austrália, e, de acordo com Griffin, não era qualquer projeto, e sim o projeto da cidade que ele acreditava ser ideal para o futuro. Hoje, Camberra conta com uma população de 345 mil habitantes.
Curiosidade: Em aborígene, Canberra significa “ponto de encontro” ou “lugar conhecido”.

Palmanova, Itália

Monumento nacional turístico, Palmanova foi planejada a partir do renascimento, em 1593 e está próxima à fronteira entre Itália e Eslovênia. Hoje conta com uma população de pouco mais de 5 mil pessoas.

El Salvador, Chile

Após ter descoberto uma quantidade muito grande de minério de cobre em 1954, a Companhia de Mineração Anaconda construiu uma cidade para abrigar os trabalhadores. Para isso, foi projetado uma cidade que tem um formato que lembra muito um capacete romano. Assim como a mina, a cidade foi construída em 1959 e ainda conta com serviço de mineração ativo, sendo lar de aproximadamente 7 mil pessoas.

La Plata, Argentina

La Plata foi fundada em 1882 logo após Buenos Aires ter se tornado a capital da Argentina. O mapa da cidade é constituído de um quadrado retangular, interceptada por um “X”, formado por suas principais ruas. La Plata teve seu nome alterado em 1952 para cidade de “Eva Peron”, importante atriz e líder Argentina, mas teve seu nome alterado para La Plata em 1955. A cidade conta hoje com a maior igreja da Argentina e tem aproximadamente 700 mil pessoas.

Washington, DC

Washington, Distrito de Colúmbia, é a Capital dos Estados Unidos. Em sua construção houve muitos empecilhos. George Washington, então presidente contratou o engenheiro francês Pierre Charles L´Enfant para a construção, mas a relação entre L´Enfant e os oficiais americanos responsáveis pelo país levaram a demissão do Francês e continuação do projeto por Andrew Bellicot e Benjamin Banneker. Hoje a cidade conta com mais de 600 mil habitantes e em sua região metropolitana vivem cerca de 8 milhões de americanos.

Jaipur, Índia

A cidade de Jaipur foi planejada de acordo com uma antiga ciência indiana arquitetônica, a Vastu Shastra. A cidade foi construída em 4 anos e iniciou-se em 1727. Sua construção envolve grandes blocos cercados por paredes. Curiosidade: Suas ruas são rosas pois em 1853, a cidade fora toda pintada para receber o príncipe de Gales. Hoje sua população excede 3 milhões de pessoas.

Adelaide, Austrália

Além de Camberra, Adelaide também fora planejada para ser uma das maiores cidades da Austrália. Adelaide foi construída em um sistema de redes com uma ampla faixa de parques que interligam toda a cidade.
Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália e sua população excede 1 milhão de pessoas.

New Haven, Connecticut

New Haven é a primeira cidade planejada nos Estados Unidos. A cidade foi construída em um plano com um bloco central cercado por nove quadrados compreendendo um parque de 16 hectares. New Haven tem uma população de 800 mil habitantes.

Veja Também:
Deixe seu comentário sobre esta matéria. Participe!




Copyright © 2014 - Politica de Privacidade