Castanha-do-pará – Benefícios

Saiba porque você deve comer castanha-do-pará

25/03/2013 | por | em Bem Estar, Saúde | 583 visualizações
Castanha do Para

Consumir castanhas não é hábito comum na alimentação do brasileiro, embora em festas, especialmente nas de fim de ano, elas figurem como luxuosas guloseimas. Também por ser um alimento de relativo alto custo, as castanhas são deixadas de lado na alimentação do dia-a-dia.

Mas, os nutricionistas têm sido unânimes ao falar dos benefícios proporcionados pelo consumo moderado e constante de castanhas. Comer uma castanha-do-pará grande por dia (ou duas pequenas) não pesa no bolso e pode evitar gastos maiores com a saúde.

A seguir, apresentaremos o que apenas uma castanha-do-pará por dia pode fazer pelo seu organismo.

1- Retarda o envelhecimento

Castanha do Pará em tijela

Uma castanha-do-pará contém 100% das necessidades diárias de selênio. Essa substância está envolvida nos processos que combatem os radicais livres que são considerados os grandes vilões do envelhecimento celular.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Os radicais livres também atrapalham as respostas do sistema imunológico, e já que o selênio contido na castanha-do-pará os combate, consumí-la o deixará mais resistente contra doenças em geral.

3- Regula o colesterol

Para regular o colesterol – ou seja,  aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim) as macadâmias, amêndoas , avelãs e nozes são castanhas mais recomendadas por  serem ricas em gorduras insaturadas. Porém, consumir apenas uma castanha-do-pará por dia também traz esse benéfico efeito. O que não pode é consumir mais do que o recomendado, já que a castanha-do-pará também possui gordura saturada – prejudicial para o colesterol.

4- Ajuda a emagrecer

Castanha do Pará emagrece

É verdade: castanhas são muito calóricas não devem ser consumidas em excesso. Entretanto, consumidas na proporção correta, por serem absorvidas lentamente pelo organismo, prolongam por mais tempo a sensação de saciedade da refeição na qual forem incluídas.

Mas recomenda-se o consumo da castanha-do-pará sem aditivos doces ou salgados. Enquanto o sal em excesso retém líquidos no organismo, os açúcares provocam justamente o efeito contrário relacionado à saciedade.

5- Auxilia na prevenção do câncer

O selênio, considerado o nutriente mais importante por sua alta concentração contida na castanha-do-pará, também é apontado como inibidor de células cancerígenas.

6- Protege o coração

Ao diminuir as chances de formação de coágulos no sangue,  uma castanha-do-pará por dia também reduz o risco de ataque do coração

7 – É benéfico para o cérebro

Castanha do Pará faz bem para o cérebro

Além do selênio, a castanha-do-pará contém zinco, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e leticina dentre outras substâncias e  sais minerais que atuam nas sinopses do cérebro, prevenindo a perda de memória e doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

8- Combate processos inflamatórios

Ricas em Ômega-3, substância importante para que o organismo cure inflamações, as castanhas são uma boa opção para quem não gosta de peixe que é um alimento também apontado como grande fonte de Ômega-3.

Coma com moderação

Falamos das vantagens de se consumir a castanha-do-pará baseadas principalmente na concentração ideal de selênio contida em apenas unidade do alimento. Entretanto, o consumo exagerado diário dessa mesma substância não irá aumentar seus benefícios, pelo contrário, pode ser tóxico para o organismo, que, em geral, não tolera excessos de substância alguma.

Existem receitas práticas combinam a castanha-do-pará com outros alimentos saudáveis e servem para variar o cardápio com saúde, como essa a seguir:

Receitas com Castanha do Pará

Dentre as diversas coisas que se pode fazer com a castanha, confira essa receita incrível de Quinua com castanha de pará.



Veja Também:
Deixe seu comentário sobre esta matéria. Participe!




Copyright © 2014 - Politica de Privacidade